Entenda a norma NBR-16401

28 de agosto de 2014 | Sem Comentários Voltar

flickr.com / Robert S.Donovan A norma NBR-16401 controla e rege a instalação de sistemas de ar condicionado e cortinas de ar nos ambientes.

Criada em 2008 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a norma NBR-16401 regulamenta a instalação de sistemas de ar condicionado e cortinas de ar em todo tipo de ambiente. A diretriz substitui a NBR-6401, publicada em 1980, e leva em conta as mudanças e avanços, principalmente tecnológicos, dos aparelhos.

Além da evolução dos equipamentos, a nova norma acompanha o aumento das exigências das empresas nos termos de Saúde, Medicina e Segurança no Trabalho (SMS), as demandas das estações de trabalho e sistemas de processamento de dados e a preocupação com a ergonomia.

A NBR-16401 foi elaborada com base em regulamentos internacionais, em especial o American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers. Diferente da anterior, a norma atual é dividida em três partes: Projetos das Instalações, Parâmetros de Conforto Térmico e Qualidade do Ar Interior.

A primeira parte apresenta os parâmetros técnicos básicos para a instalação de ar condicionado Split — como dados climáticos, cálculo de carga térmica e dimensionamento de tubulações e dutos. Já a segunda, detalha as questões referentes ao conforto térmico, levando em conta o tamanho do ambiente e o número de pessoas, entre outros aspectos. Por ser um dado variável, a norma considera parâmetros que atendam a maioria dos ocupantes.

Por fim, a terceira parte especifica os critérios sobre qualidade do ar, e complementa as determinações da portaria do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) — incluindo o nível mínimo de filtragem, vazão mínima para ventilação do ar e requisitos técnicos que asseguram um ar saudável para os usuários.

A instalação correta e atenção a todos os pontos referentes à qualidade do ar são fundamentais para aumentar a vida útil do aparelho e evitar prejuízos à saúde das pessoas. Por este motivo, recomenda-se a contratação de um profissional para a execução correta deste serviço e manutenção adequada do equipamento, sempre de acordo com as determinações da norma.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Entenda a norma NBR-16401"
Deixe um comentário