Dicas para instalação de cortina de ar
13 de agosto de 2014 | Sem Comentários VoltarAs cortinas de ar são equipamentos que tem como função primordial o impedimento da mistura de fluxos de ar, proporcionando assim o isolamento de dois ambientes.
Esse isolamento é realizado por meio da formação, entre eles, de uma barreira de ar, o que viabiliza ao ambiente a manutenção de boas condições de temperatura, mesmo que os ambientes estejam com as portas abertas.
Ao mesmo tempo, as cortinas de ar também evitam a entrada de odores, fumaça, poeira, insetos, dentre outros; sendo bastante uteis em locais onde há necessidade máxima de isolamento e higiene, como, por exemplo, em supermercados, cozinhas industriais, câmaras frigoríficas, laboratórios etc.

Flickr.com/Barcex Em grandes estabelecimentos, as cortinas de ar são instaladas nas portas para evitar a entrada de fumaça, calor, poeira e insetos.
Para a correta instalação da cortina de ar, assim como para seu bom funcionamento e desempenho, alguns cuidados devem ser observados:
- Siga sempre as especificações do fabricante em todo o processo de instalação;
- Só realize a instalação da cortina de ar com o auxílio de equipe técnica especializada, designada pelo próprio fabricante;
- Verifique e ajuste, se necessário, os pontos de fixação junto às portas, paredes etc.;
- Verifique, com bastante precisão, se os parafusos de fixação dos rotores estão devidamente apertados;
- Verifique se o nivelamento do conjunto está correto;
- Verifique se o sentido de rotação dos ventiladores está correto, para isso, ligue e desligue a cortina de ar;
- Verifique se o giro do motor é realizado de maneira livre, sem contato com os cones de entrada do ventilador;
- Verifique a existência de possíveis vibrações excessivas, ruídos ou mesmo de aquecimento anormal do equipamento. Tenha consciência de que o aparecimento dessas ocorrências é um claro indício de mau funcionamento da cortina de ar, o que pode vir a prejudicar seu desempenho.