Cortina de Ar: O que é?

12 de junho de 2014 | Sem Comentários Voltar

Nos períodos de muito calor as pessoas sofrem com as altas temperaturas, precisando recorrer ao ar condicionado para ajudar a refrescar mais o ambiente, seja no trabalho ou dentro de casa. Para o melhor funcionamento deste equipamento, é necessário manter as portas e janelas fechadas o tempo todo, mas o que fazer quando o local não pode ficar fechado, como por exemplo, um comércio de rua ou um shopping?

As cortinas de ar são a grande solução para este problema. Este equipamento não é muito utilizado nas residências, é mais comum no comércio, como em shoppings, supermercados, lanchonetes, restaurantes e etc.; ou em câmeras frigoríficas, áreas de preparação de alimentos, entre outros.

Mas o que é uma cortina de ar? Como o nome já sugere, este equipamento trabalha como uma cortina invisível (de ar) que separa dois ambientes de temperaturas diferentes, assim mantendo a temperatura dos dois lugares inalteradas. Por exemplo, se um estabelecimento comercial estiver com o ar condicionado ligado a 15 graus, com a ajuda da cortina de ar que é instalada na porta, a temperatura do ambiente não mudará, mesmo que na rua esteja fazendo um calor de 35 graus.

Evitar a troca de calor entre ambientes é uma das funcionalidades da cortina de ar, mas, atualmente, 80% do mercado a utiliza na proteção contra insetos, fumaça e odores desagradáveis, além disso, este aparelho é capaz de prevenir o ambiente contra a ação do vento e da umidade.

Flickr.com/grggrssmr Utilizadas em estabelecimentos com grande circulação de pessoas, as cortinas de ar ajudam a otimizar o sistema de climatização.

 

Economia de energia

Uma das maiores vantagens na utilização da cortina de ar é a economia que ela proporciona. Quando você utiliza o ar condicionado ou um climatizador, é necessário deixar o local fechado para que os equipamentos não precisem usar a sua capacidade máxima de refrigeração. Com o auxílio da cortina de ar, que barra a entrada de calor com a potência do ar que é jogado na entrada dos ambientes, os aparelhos refrigeradores trabalham menos, gastando 35% menos energia.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Cortina de Ar: O que é?"
Deixe um comentário