Cortina de Ar: Como funciona?

18 de junho de 2014 | 20 Comentários Voltar

O verão está chegando e como você vai fazer para se refrescar? Ir para a praia dar um mergulho no mar é uma boa ideia. Mas se você não estará de férias e vai passar a maior parte do tempo em casa ou no trabalho, que tal ficar em um local bem refrigerado que gasta menos energia?

Pode parecer impossível usar um climatizador ou ar condicionado sem que a conta de luz no final do mês venha muito alta, mas é possível. Uma das formas de economizar é fechando janelas e portas para que estes equipamentos não precisem utilizar a sua capacidade máxima, mas em alguns lugares isso não é viável, como em shoppings, estabelecimentos comerciais, bancos, entre outros locais onde há uma grande circulação de pessoas.

Flickr.com/Charlie Brewer As cortinas de ar criam uma barreira que evita a saída do ar frio e a entrada de poeira, fumaças e insetos.

Neste caso, a melhor alternativa é utilizar as cortinas de ar, que trabalham juntamente com os climatizadores e ar condicionados. Este equipamento funciona como uma barreira de ar, instalada geralmente nas portas, que impede a troca de calor entre dois ambientes, mantendo a temperatura que você programou nos aparelhos de refrigeração.

Desta forma, mesmo que seja necessário deixar a porta aberta, a barreira invisível que é criada pela cortina de ar impede que o climatizador ou o ar condicionado trabalhem mais, gastando menos energia. Além do fator da economia, este equipamento impede a entrada de insetos, poeira, fumaça e odores desagradáveis.

Compartilhe este artigo
20 comentários sobre "Cortina de Ar: Como funciona?"
  1. lourdes santos pinho disse:

    como colocar em porta de aproximadamente 2 metros? Quanto me custaria?

    1. Vecair disse:

      Olá Lourdes!

      Toda cortina de ar deve ser instalada em uma altura de 1,50 m até 1,80 m, por tanto, o valor do aparelho não tem relação com a altura que será instalado. O valor do equipamento varia de uma loja para outra, portanto seria necessário fazer uma pesquisa para encontrar o preço mais em conta do mercado.

      Abs.

  2. Reginaldo disse:

    Não consigo instalar ar condicionado no meu apartamento! Este aparelho de cortina de ar poderia ser usado como um “ar condicionado”? Pelo que vejo ele não precisa instalar a maquina condensadora que é o meu problema por espaço no prédio. Obrigado.

    1. Vecair disse:

      Olá Reginaldo,
      as cortinas de ar são indicadas para ambientes que já possuam ar condicionado, caso contrário ele “não funcionado como ar condicionado” e sim “como um ventilador mais fresco” pois ele não tem capacidade para resfriar todo o seu ambiente, ele impede que as temperaturas de dois ambientes se misturem, normalmente sendo instalados em cima das portas. Para apartamentos com pouco espaço, o mais indicado são os ar condicionados de janela onde é possível fazer um buraco na janela ou na parede que, posteriormente, pode ser fechado sem problemas. Obrigado pelo contato e continue acompanhando nosso blog. Abraços.

  3. Fernando Gromboni disse:

    Olá, gostaria, por favor, de saber se esse equipamento pode refrescar um ambiente (sem utilizar ar condicionado ou ventilador!). Nesse caso ele estaria atuando como um ventilador… Isso é possível???

    1. Vecair disse:

      Olá Fernando,
      esse equipamento não é recomendável para refrescar ou refrigerar um ambiente. Ele apenas impede que a temperatura de um ambiente se misture com a temperatura de outro ambiente. Ele funcionaria como um ventilador que refresca, porém somente o suficiente para que as trocas de tempeturas não ocorram. Se utilizar somente ele, apenas ao seu redor estará refrescante e não o ambiente todo. Ele não deve ser utilizado sozinho. Obrigado pelo contato e continue acompanhando nosso blog! Abraços.

  4. Emerson Santos disse:

    Gostaria de saber, se há alguma diferença entre marcas e modelos, se tem mais potente ou não?
    Qual seria necessário para uma porta de 0,90 cm?

    1. Vecair disse:

      Olá Emerson,
      o funcionamento das cortinas de ar partem do mesmo princípio. A diferença entre as marcas acontecem como qualquer outro aparelho eletrônico. Existem sim alguns modelos mais potentes que os outros. Para mais informações de potência, deve-se levar em conta o tempo de uso, a incidência solar e a passagem das pessoas pela porta. Caso precise de mais assistência, entre em contato conosco pelo chat ou pelo (11) 4226-0898.

  5. laura torres disse:

    Agradeço pela postagem, retirou muitas duvidas. Só restou uma. Esse aparelho possui filtro como um ar comum? e se sim, a limpesa é de 6 em 6 meses?

    1. Vecair disse:

      Prezado,

      Os equipamentos não utilizam nenhum tipo de filtro, no caso da manutenção, uma manutenção preventiva a cada 6 (seis) meses, com a limpeza do equipamento já seria suficiente.

      Agradecemos o contato,

      Equipe Vecair.

  6. elmir monteiro jr. disse:

    Senhores
    conforme informações descritas acima, o aparelho não pode ser colocado acima de 1,80m, ok?
    se eu quero instalar na porta do meu estabelecimento que tem uma porta com altura de 2,30 m, não pode dar certo, ok? qual a solução; instalar lateralmente?

    1. Vecair disse:

      Prezado,

      Vamos ajudar a esclarecer suas dúvidas, primeiramente para uma instalação mais eficiente dos equipamentos de cortina de ar – Vecair, é necessário que a Altura não exceda a altura de 3,50m. Com relação a largura do vão a ser instalado, mesmo que a largura seja superior a 1,80m pode ser feito uma composição, por exemplo: caso o vão tenha a largura de 2,00m podem ser instalados 02 (dois) equipamentos de 1,00m cobrindo assim todo o vão de abertura.

      Agradecemos o contato,

      Equipe Vecair.

  7. Iris Juliana Da Silva Medeiros disse:

    Tenho uma academia de dança gostaria de saber se a corotina de ar da vencimento sem a porta de vidro

    1. Vecair disse:

      Prezada,

      Caso seu ambiente seja refrigerado, a cortina de ar irá gerar uma barreira de ar, impedindo que o ar condicionado/ refreigerado se propague para fora do ambiente.

      Agradecemos o contato,

      Equipe Vecair.

  8. Ilza disse:

    Olá .
    Tenho um comèrcio e quero saber se ,eu colocar a cortina de ar ajuda a não entrar tanta poeira?

    1. Vecair disse:

      Prezado,

      Sim, a cortina de ar contribui para inibir a entrada de poeira, odores e insetos.

      Agradecemos o contato,

      Equipe Vecair.

  9. Adriano Luiz disse:

    tenho porta de 1,4 metros, e o vao livre para colocar a cortina de ar é de 1,4 metros, portanto a de 1,5 não cabe. nesse caso, a de 1,2 metros fará o isolamento do ambiente de maneira correta

    1. Vecair disse:

      Prezado,

      O correto é que o equipamento de cortina de ar, “cubra” todo o vão da porta, neste caso ao colocar um equipamento de 1,2m o isolamento não seria eficiente, desta forma o melhor equipamento para sua necessidade é a Cortina de ar VEC1400C – 1,40m ou seja, a medida exata e necessária para sua porta.

      Agradecemos o contato,

      Equipe Vecair.

  10. EU TENHO UMA PADARIA E A PRODUÇÃO FICA ATRAS DA AREA DE VENDA E EXISTE UMA PORTA COM 2,20 DE ALTURA POR 1,20 DE LARGURA, O CALOR DA PRODUÇAO ESTA JOGANDO AR QUENTE PARA LOJA, SE EU INSTALAR SÓ UMA CORTINA DE AR DE 1,20 DIMINUIRÁ A CALORIA NA AREA DE VENDA? NAO TENHO AR CONDICIONADO. OBRIGADO

    1. Vecair disse:

      Prezado,

      Conforme foi relatado, para uma porta de 1,20 de largura, sim o correto é o uso de uma cortina de 1,20m, desta forma a temperatura do ambiente de produção ficará isolada do ambiente de vendas de seu estabelecimento.

      Um orçamento pode ser solicitado no email: vendas@vecair.com.br

      Agradecemos o contato,

      Equipe Vecair.

Deixe um comentário