Como e onde instalar a cortina de ar?

26 de setembro de 2014 | 2 Comentários Voltar

As cortinas de ar são aparelhos de fácil instalação, e que não demandam alterações estruturais no ambiente. No entanto, para garantir o seu correto funcionamento, é preciso atenção a alguns detalhes na hora de instalá-las.

flickr.com / Berner International Para garantir o correto funcionamento da cortina de ar, é preciso de atenção a detalhes como correta localização a instalação.

O primeiro passo é a escolha do local apropriado. Para cumprirem sua função como isolantes térmicos do ambiente, as cortinas de ar devem ser colocadas acima das portas, em locais com grande circulação de pessoas. Escolha um lugar que ofereça fixação segura e sem vibração. Se for preciso, use calços de borracha para isolar ainda mais o equipamento.

Posicione a cortina de ar entre 1,50 e 3 metros de altura. Caso a largura do vão seja maior que o módulo, o ideal é instalar outro módulo para o fechamento completo da abertura, mantendo sempre uma distância de 20 mm entre cada cortina de ar.

Antes de fixá-los à parede, é necessário checar o correto nivelamento do conjunto e certificar-se de que o aparelho não estará sujeito a jatos de água, agentes corrosivos e umidade excessiva. Depois, leia atentamente no manual do aparelho as instruções para parafusá-lo.

Antes de colocar o dispositivo para funcionar, certifique-se de que a tensão da rede de energia é compatível com o equipamento. Verifique, também, a existência de corpos estranhos no interior dos ventiladores e se o giro do rotor não está em contato com os cones de entrada do ventilador.

Por fim, ligue a cortina de ar e, após atingir a rotação de operação, observe a existência de ruídos ou vibrações excessivas. Essas ocorrências são indícios funcionamento incorreto, portanto, caso haja, desligue e verifique a instalação.

É importante lembrar, porém, que a instalação incorreta pode prejudicar o funcionamento o aparelho e invalidar a garantia, caso não tenha sido feita por técnicos especializados. Para evitar transtornos e assegurar a durabilidade e desempenho de sua cortina de ar, recomendamos a contratação de serviços certificados, como os oferecidos pelos parceiros da Vecair.

Compartilhe este artigo
2 comentários sobre "Como e onde instalar a cortina de ar?"
  1. Thais Martis disse:

    Boa tarde !

    Instalei um ar condicionado e um cortina de ar no meu estabelicimento.
    Mesmo utilizando um ar de potencia superior à necessidade para o espaço, o ambiente não está ficando refrigerado.
    o ar condicionado está instalado na parede ao lado da cortina. Este pode ser o motivo do meu problema ? A cortina estaria “sugando” o ar refrigerado e jogando apenas para o chão da entrada da loja, ao invés de se dissipar por todo ambiente … ?

    1. Vecair disse:

      Prezada,

      Existem muitos fatores a serem vistos:

      – Verificar o aparelho de ar condicionado com o auxílio de um técnico afim de constatar se está em perfeito funcionamento;
      – Verificar se existe algum local no ambiente, além de onde está instalada a cortina de ar, por onde o ar refrigerado possa estar “escapando”;
      – Verificar se a cortina de ar cobre todo o vão de abertura do ambiente;
      – A questão da proximidade do equipamento de ar condicionado ao equipamento de cortina de ar, pode ser revista também, para todos estes casos sugerimos a contratação de um técnico de refrigeração que poderá auxilia-la com mais precisão.

      Acesse o link para verificar se algumas das empresas mencionadas lhe atendem, ou entre em contato com a empresa de sua preferencia em sua região:
      Serviços de Ar Condicionado

      Agradecemos o contato,

      Equipe Vecair.

Deixe um comentário